Vai dizer que nunca ouviu falar sobre o estilo preppy? Aposto que sim. Se já viu algum episódio de Gossip Girl, então você conhece. Preppy, na verdade, foi uma ~tribo urbana~ que surgiu nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos. Ela se refere às pessoas de alto nível social e econômico e foi tradicionalmente adotada nos colégios preparatórios particulares e alunos de prestigiadas universidades dos EUA. Aqui no Brasil, o termo pode se assemelhar aos nossos “mauricinhos” e “patricinhas”.
Dá-se muito crédito a uma personagem do filme Love Story – Uma História de Amor (1970) pela consolidação do estilo: Ali MacGraw, que até possui um vídeo no Youtube dedicado ao seu jeito de vestir. Hoje, a palavra “preppy” não mais se refere ao modo de vida, ao poder aquisitivo ou à aparência de quem é adepto a ela, mesmo porque foi amplamente divulgada pela mídia. Qualquer um pode se vestir como um preppie atualmente. Ralph Lauren, Lacoste e Tommy Hilfiger são algumas das marcas que ainda investem nessa cultura.
Você gosta do estilo que quer ser um preppie também? Ora, é mais fácil do que você imagina. Usar suéteres por cima de camisas de botão fechadas já é um bom começo. Blazers bem cortados e trench coats também são boas pedidas. Para os acessórios, invista em bolsas estilo Cambridge Satchel e Mulberry, lenços amarrados no pescoço, meias longas e soquete. Nos pés, o sapato Oxford é perfeito, mas você também pode usar botas de montaria, coturno, mocassim e slipper. Ah, e claro: não se esqueça das camisas e das blusas com gola babador. As cores costumam ser mais escuras, fazendo esse um ótimo estilo para usar no inverno, e as estampas mais usadas são listras e xadrez, mas não ao mesmo tempo.
Um link bônus: quer rir um pouquinho e saber como seguir o estilo Preppy? Então vem descobrir como no WikiHow (cada absurdo maior que o outro! :P)