Sempre faço posts de viagem mostrando fotos e dando algumas dicas, mas como essa viagem foi praticamente “de outro planeta”, achei que valia começar com um post mais completinho. A cultura do Japão é muito diferente, tem uma barreira imensa da linguagem e, o lugar tá literalmente do outro lado do mundo. Não é uma viagem fácil de organizar e muito menos barata, por isso é preciso uma boa dose de vontade e sonho!
O Dani e eu já falávamos de Japão faz anos, mas como era algo “grande”, resolvemos focar depois do casamento! Comecei a planejar tudo em janeiro já com a ideia de ir em março.
Datas
O 1º passo é decidir as datas da sua viagem. A maior influência que isso vai ter é a estação do ano (clima!), mas também tem outros detalhes como festividades e feriados. Se eu tivesse viajado com uma semana de diferença, pegaria férias escolares e Tóquio estaria lotada. Escolhi meio de março por ter um clima mais ameno (teoricamente, pq nesse ano o clima do mundo tá maluco e pegamos muito frio!) e pra tentar pegar um pouco da primavera e do florescer das sakuras.
Roteiro
Montar o roteiro antecipadamente não é uma opção: você precisa entregar sua agenda e hotéis quando vai tirar o visto. Nós decidimos encaixar Nova York no começo da viagem pra “quebrar” o cansaço da ida. Apesar de ter visitado mais de uma cidade no Japão, nossa viagem nunca teve a intenção de ser um mochilão, queríamos conforto e nada de correria. Demora uns bons dias pra montar esse quebra-cabeça do roteiro! Resolvi começar a viagem pelo Japão “antigo”, com 4 dias pelas cidades de Quioto e Nara. De lá fomos pra Tóquio ficar 10 dias e tínhamos a intenção de visitar mais 2 cidades (Nikko e Hakone), mas mudamos de ideia quando estávamos lá. Impressões pós viagem: essa ordem foi perfeita, Quioto e Tóquio são bem diferentes e acho que a gente conseguiu ter uma imersão cultural bem gostosa antes de ir pra loucurinha da megalópole!
Pra montar a agenda, sugiro que você vá listando tudo o que quer ver/conhecer. Depois você encaixa as coisas olhando mapa, colocando junto tudo o que está perto. Infelizmente os guias de papel não me ajudaram muito, acho que vale consultar o site Japan Guide.
Continue lendo no JUSTLIA.com.br...