Hoje em dia eu aplico automaticamente, mas demorei muitos anos pra entender que protetor solar é pra todo dia. Mesmo quando o sol está fraquinho e mesmo quando você não vai sair do escritório. Diferente dos outros produtos que a minha dermato prescreveu, a experiência de descobrir o-meu-protetor foi um pouco mais complexa. Saí do consultório com uma porção de amostrinhas e testei aos poucos até escolher meu vencedor.
Não tem regra ou receita pra pele (e cabelo!), cada pessoa reage de uma forma, se adapta a um tipo de cosmético. Por isso o que vale é testar até se encontrar!
Nessa semana testei 2 produtos diferentes da Mantecorp, mesma marca do meu amado Episol Whitegel.
Epidrat Rosto 30 FPS
Ele é um hidratante facial com FPS, portanto hidrata além das proteções UVA e UVB. Ele é oil free e depois que seca, deixa a pele bonita com aparência de hidratada mesmo, não fica oleoso e dá pra aplicar a maquiagem sem interferência. Aqui no Brasil muita gente confunde as coisas e acha que hidratação gera oleosidade, mas não tem nada a ver. A base dura muito mais no verão se você hidratar a pele antes de maquiar. Sabe quando a base começa a falhar no rosto? Isso acontece porque sua pele começa a absorver líquido na maquiagem, pois você não hidratou antes.
Vou continuar usando o Epidrat, acho que especialmente nos dias frios pode ser um grande aliado 2 em 1. Ele é bem leve, textura de hidratante mesmo, na foto dá pra perceber.
Episol SEC 45 FPS
O Episol é bloqueador solar e tem diferentes graus de proteção (30, 45 ou 60). Comprei no 45 FPS que é o mesmo que já estou acostumada a usar, pois é suficiente pro meu dia-a-dia de home office e poucas emoções solares (hehehe), mas na praia gosto de usar fator mais forte no rosto. O produto tem micropartículas que absorvem a gordura da pele e promete toque seco. Uma coisa importante na hora de aplicar o filtro solar é que você precisa esperar uns minutinhos pra absorção, antes de prosseguir com a maquiagem. Ele também pode ser aplicado no corpo e é a prova d’água (você tem até 80min de ~tchibum~ com proteção garantida!).
Apesar da textura mais firme de protetor, o cheiro é fraquinho e ele espalha bem.
E aí por fim, também trouxe da farmácia o Blancy, que é um gel clareador. Você usa todos os dias a noite e em 4 semanas têm resultados contra manchinhas. Ele é bacana pra essa época mais quente, quando geralmente os tratamentos de consultório tipo lasers não são indicados por causa do sol. Você consegue usar o Blancy paralelamente ao protetor, mesmo no verão. Esse eu só consigo contar minha experiência daqui a um tempo, mas já li ótimas resenhas em outros blogs. Se você tem manchinhas de sol ou acne, converse com seu dermatologista à respeito do Blancy!
Os produtos Mantecorp Skincare podem ser encontrados nas farmácias de todo Brasil. As linhas Epidrat e Episol são hipoalergênicas e não provocam cravinhos. Escolham o que mais se adapta à sua pele e nunca deixem de proteger do sol e das luzes artificiais. O ideal é passar pela manhã e fazer uma reaplicação de produto de tarde.