Quantcast
Channel: Just Lia | Por Lia Camargo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2663

Guia do perfume

$
0
0

Algumas semanas atrás eu dei uma passadinha rápida no Rio de Janeiro pra reencontrar a equipe da Puig, companhia que trabalha com diversos perfumes, incluindo Nina Ricci (lembram da minha ida a Paris?) e Carolina Herrera. Tivemos um dia de imersão na história do perfume e também conversamos um pouco sobre sua fabricação.

A história do perfume começa mais de 3.000 anos antes de Cristo, no Antigo Egito com fumaças e plantas aromáticas, bálsamos, pomadas (o próprio nome perfume tem origem em “per fumum” que significa “através da fumaça”)… Dos anos 1900 pra frente, os perfumes passam a seguir tendências. Diferente das tendências fashion, que são mais perceptíveis, as modas na perfumaria são algo mais discreto e com cara de coincidência. É tipo quando no mesmo ano, marcas diferentes lançam fragrâncias de flores brancas e almíscar, com uma identidade “lolita” (conhecem algum assim?!).

nina-ricci

Nina Ricci e miniaturas fofas

Eu já tinha tido duas experiencias parecidas… Meu 1º emprego (durou uma semana kkk) foi como vendedora temporária numa loja O Boticário, e por isso passei 2 dias estudando um pouco sobre notas e famílias olfativas. Além disso, em 2009 conheci a fábrica da marca no Paraná e pude ver o processo de captura de essência dos lírios para fabricação de Lily Essence.

Dessa vez com Puig, minhas partes favoritas foram ter acesso à essências puras que viram ingredientes do perfume e saber um pouco mais sobre todo conceito por trás de uma fragrância ou uma embalagem. Existe um motivo pra tudo!

fabricacao-perfume-001

Essências puras que compõem um perfume guardadas em potinhos

CH Sublime

CH Sublime com aplicação de couro no vidro que remete à uma bolsa de Carolina Herrera

Lady Million, embalagem dourada em formato de diamante

Lady Million pras poderosas, embalagem dourada em formato de diamante

Fiquei pensando que tipo de coisas seriam legais de compartilhar no post, pra que vocês também pudessem aprender algumas coisas. E escrevi algumas informações bacanas de se saber, pra que você possa falar a respeito, procurar os copycats mais em conta ou de repente até entender os perfumes que você mesma tem, pra saber o que comprar numa próxima!

Guia do perfume

Notas olfativas

Um perfume é composto pela seguinte fórmula:
→ Notas de saída: duram na pele cerca de 5 a 15 min e geralmente tem cheirinho fresco e vívido, pode ser algo cítrico como bergamota ou herbal como anis
→ Notas médias: duram na pele cerca de 2 a 3 horas e geralmente são as que representam a personalidade do perfume, geralmente são frutas ou flores
 Notas de fundo: duram na pele cerca de 5 a 6 horas e são as notas mais profundas que ~colam~ na pele, geralmente feitas de essências mais robustas como couro, madeira e tabaco

Famílias olfativas

Essa é uma classificação que permite organizar os perfumes de acordo com sua estrutura olfativa: cítrico, floral, amadeirada, chipre, oriental. O elemento mais forte do perfume é quem define e as vezes o perfume faz parte demais de uma família. Tipo um floral oriental ou floral amadeirado.

Que tal perfumes com notas ~exóticas~ como vodka gelada, salmaçã do amor, cupcakealgodao doce, metalcapuccino, tequila ou pipoca? Existe! Você pode checar as notas dos seus perfumes favoritos no site Fragrantica, uma espécie de enciclopédia colaborativa dos perfumes (tem até perfumes nacionais!).

fabricacao-perfume-002

Essências puras e famílias olfativas

Tipos de fragrância

O que define um perfume “de verdade” é a quantidade de essência X álcool e água. Tem a ver com a intensidade da fragrância e influencia na duração da sua pele.
→ Perfume: Possui entre 20% e 40% de essência, dura cerca de 12h na pele
→ Eau de Parfum: Possui entre 10% a 20% de essência, dura cerca de 6 a 8h
→ Eau de Toilette: Possui de 5% a 15% de essência, dura até 6h
→ Colônia: Possui de 3% a 8% de essência, dura até 2h
→ Splash: Possui de 1% a 3% de essência, dura até 2h

Potencializando o cheiro

Nada de espirrar aleatoriamente, o perfume deve ser aplicado nas partes onde a circulação do sangue mais esquenta, dispersando mais o cheiro.
→ Pulsos, atrás da orelha, pescoço, dobras internas do braço (lado contrário do cotovelo) e atrás do joelho (kkk nunca tentei!)
E jamais esfregue, pois assim você gera calor e faz com que ele evapore.

fabricacao-perfume-003

Ingredientes de perfume antes de terem a essência extraída

miniaturas-perfume

Miniaturas Puig

Voltei do evento com um novo perfume na wishlist, o Ricci Ricci. ♥ Tentei comprar nessa última viagem mas o danado é difícil de achar! Quando eu comprar conto mais… Sei que é floral mas não lembro o suficiente pra descrever o cheirinho.

Veja também: Top 5 Perfumes


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2663


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>