Quantcast
Channel: Just Lia | Por Lia Camargo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2663

8 conselhos sobre gravidez

$
0
0

Queria muito escrever um post com algumas dicas de coisas que eu aprendi nessa minha primeira gravidez… São 8 conselhos sobre assuntos que eu sei que outras grávidas podem ter dúvidas ou inseguranças, baseada em algumas perguntas e comentários que eu recebi nessa época.

E também vou aproveitar pra postar o segundo ensaio gestante que eu fiz em casa, com o Tudo Vira Foto. Ficou tão lindo… faz quase 1 ano que eu fiquei grávida! Estou esperando a hora que vou falar que me deu saudade da barriga, mas confesso que ainda não deu não, apesar de achar que ela tava linda! hehehe

ensaio-casal-bebe-004

1. Encontrar o médico não é fácil

Não se assuste e nem desanime se você não encontrar o seu obstetra de primeira… nem de segunda… nem de terceira! hehehe Você pode ter um ginecologista que te acompanha há anos, mas essa é uma fase muito diferente e talvez vocês não conversem a mesma língua, especialmente com relação ao parto. Durante minha gravidez eu me consultei com cinco G.O. diferentes, amei duas médicas e ODIEI outros três. É uma experiência muito íntima e especial, não dá pra tocar esse relacionamento de meses com alguém em que você não confiou ou não sentiu que respeitou suas vontades.

2. Tire muitas fotos da barriga

Por mais que canse, a maioria das grávidas fica com muita saudade da barriga e essa época especial merece registros! Tire fotos no espelho, peça pro parceiro tirar fotos quando você sair, contrate fotógrafos pra tirar fotos suas com o parceiro… Você só vai ter essa barriga com esse bebê uma vez na vida, guarde lembranças. A gente sofre muitas mudanças nessa época e fica abalada, com a auto-estima comprometida. Mas isso não pode ser motivo pra se esconder! E tem mais, seu filho ou sua filha vão amar ver essas fotos no futuro.

→ Recomendo muito o Tudo Vira Foto pra um ensaio lindo

3. Não tenha pressa nas compras e na montagem do quarto

Vejo um desespero de algumas mães de querer comprar tudo de uma vez, de querer estar com o quartinho pronto meses antes da chegada do bebê… CALMA! Eu comprei a primeira roupinha com 12 semanas e as primeiras coisas do quarto lá pela semana 25. O único prazo que você tem que se ater é que a entrega de alguns móveis leva cerca de 45 dias para ser feita, de resto, sem estresse! :) São muitas semanas de espera e você vai ter tempo de sobra pra pesquisar, escolher e comprar. E sabe do que mais? O bebê nem precisa ter um quarto só dele no começo da vida… Por aqui com quase 3 meses o Fê continua dormindo no nosso quarto!

4. Faça uma viagem

Aproveite pra organizar uma viagem com o marido para o segundo trimestre de gestação, quando você ainda está bem disposta e a gravidez não é mais considerada de risco. Vai ser uma última chance de vocês curtirem passeios a dois e terem momentos mais românticos antes do turbilhão de emoções e responsabilidades da chegada do bebê. Não precisa ser uma viagem para longe, apenas para algum lugar bonito onde vocês possam relaxar.

5. Use muitos cremes

A mulher empresta seu corpo para esse milagre que é gerar uma nova pessoinha. Isso é muita coisa, isso maltrata nosso físico pra valer! Eu sou super regrada com essas rotinas de beleza e mesmo assim não passei imune às estrias… Não consigo nem imaginar como seria se eu não tivesse cuidado, porque mesmo com essa atenção o estrago foi triste! :((( Use de manhã e de noite hidratantes e óleos nas regiões da barriga, seios e quadris. Vão ser um bocado de potinhos e vidrinhos durante a gestação, mas não tem outro jeito, sua pele precisa desse carinho.

6. Controle sua alimentação

Vocês sabem que não sou nenhuma maluca da dieta e sou contra padrões de beleza. Mas aqui a história é diferente e eu errei nesse tópico… Fiz a festa orgástica gastronômica nos primeiros meses de gravidez. Tava super enjoada, cheia de sintomas chatos, “merecia” comer todas maravilhas açucaradas do universo. Deixei de lado o equilíbrio e absolutamente todos os hábitos saudáveis que eu tinha com alimentação. Olha só, não precisava radicalizar pra esse lado, podia ter comido sim umas gostosuras a mais, mas sem pirar como pirei. Equilíbrio. Só isso.

7. Responda para educar

Mesmo sendo a pessoa  mais educada e amigável do mundo, você vai perder um pouco da paciência com as coisas que vai ouvir de outras pessoas. Meu conselho é: não engula sapos nessa fase, aproveite a situação para educar. Sabe o que acontece? As pessoas as vezes falam coisas para uma grávida, que elas não falariam para uma pessoa ~não grávida~ pois seria grosseira. Pois bem, pra grávida também é! Então se você se sentir desconfortável ou ofendida com algo, deixe claro, mesmo que isso vá constranger a outra pessoa. Assim ela aprende e não repete a gafe… Vale pra comentários sobre sua barriga, seu peso, suas decisões, gente contando desgraça e assim por diante!

→ Veja o vídeo “Não fale para a grávida!

8. Leia e pesquise muito sobre parto

A Organização Mundial da Saúde recomenda uma máxima de 15% de partos cesária e aqui no Brasil temos atualmente 56%, sendo um país recordista. Acredito que a mãe deve ter controle e decisão sobre tudo o que ocorre no parto: anestesia, local, acompanhante(s), posição do corpo, etc. E infelizmente a maioria dos obstetras brasileiros acaba tomando as rédeas e transformando um evento natural em uma cirurgia por conveniência. A melhor coisa que a mãe pode fazer é se informar muito: livros, vídeos, blogs, conversa com outras mães… Tudo o que é novo assusta e a partir do momento que temos conhecimento, o medo vai embora.

→ Assista o filme “O Renascimento do Parto”

Nosso 2º ensaio gestante

O cenário desse ensaio foi nosso quarto, em cima da cama… no mesmo estilo do outro, com naturalidade e aconchego (e ainda teve participação especial do Jimmy).

Ai ai, não dá pra acreditar que o Fefê tava aí dentro dessa barriga! Como a natureza é louca e maravilhosa… ♥

ensaio-casal-bebe-003


Continue lendo no JUSTLIA.com.br...

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2663


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>