A nova mania de acabamento nas paredes, pisos e tetos nas decorações é o cimento queimado. O acabamento traz para o ambiente um pouco do clima industrial e rústico que anda tão em alta nos interiores. E, por mais que não possa parecer, é um efeito bem baratinho de se fazer.
O cimento queimado é basicamente a mistura de cimento, areia e água, e está entre as alternativas mais baratas de acabamento. Além do custo, a outra vantagem é a alta durabilidade – e você pode colocá-lo tanto quanto no piso, na parede, em bancadas…
E, apesar do nome, o acabamento não tem nada a ver com fogo ou queimaduras. O nome vem do processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Em seguida, o piso é nivelado para ficar bem lisinho – e aí é só esperar secar para cimento queimado (que não é queimado :P) ficar pronto!
Apesar da cor cinza (haja cinza na decoração!), ele consegue ser bastante versátil e combinar tanto com decorações mais sóbrias quanto com decorações mais divertidas. Uma das cores mais usadas para dar uma alegrada no ambiente é o amarelo. Além do mais, o cimento queimado combina com vários cômodos da casa.
Se você gostar de trabalhos manuais, pode tentar fazer sua própria parede de cimento queimado. É só ver o passo a passo aqui e se aventurar! É melhor tentar em uma superfície menor para ver se dá certo antes de fazer pra valer. Se não, sempre vale procurar a ajuda de um profissional, né? Hehe.