A decoração com estilo industrial surgiu lá pela década de 1950 junto com os lofts novaiorquinos, que eram apartamentos adaptados a partir de antigas fábricas e galpões.
Esses apartamentos eram espaços bastante amplos, com tijolos e tubulações aparentes, que viraram mania na época entre os jovens. Hoje, esses locais servem de inspiração para decorações mais contemporâneas, mas com um quê vintage bem interessante.
A essência do estilo está na utilização de peças com aparência de inacabadas ou imperfeitas. As mesas de madeira, por exemplo, são rústicas e meio manchadas. Os objetos vintage também são grandes achados, como a máquina de escrever, a máquina de costura, a luminária ou a geladeira antiga.
O ferro é bastante utilizado nas cadeiras e você pode combiná-lo não só com a madeira, mas com uma parede de tijolos ou azulejos brancos. O cinza e o preto são duas cores que estão presentes o tempo todo. Para não ficar uma decoração muito triste, você pode adicionar cor em itens destacados, como vasos de planta, luminárias ou almofadas.
O concreto é mais um elemento que pode ser utilizado na decoração – “pintando” a parede ou em formato de blocos. O estilo industrial é, acima de tudo, prático. Portanto, não precisa rebuscar ou enfeitar demais. A graça do estilo é essa: achar a perfeição na imperfeição. ;)